Corpo de Bombeiros do Rio abre inscrições para o II simpósio sobre incêndios florestais

Evento terá espaço para apresentação de trabalhos científicos. Entrega dos artigos vai até o dia 30 de abril.

O Quartel de Petrópolis (15º GBM) realiza, entre os dias 5 e 8 de junho, a segunda edição do Simpósio de Prevenção e Combate a Incêndios em Florestas da Região Serrana (II SPCIF). O evento vai contar com palestras, mostras tecnológicas e discussões sobre o combate às chamas em vegetação. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 4 de junho.

O simpósio é uma realização do Corpo de Bombeiros em parceria com organizações governamentais e não-governamentais, instituições de ensino e pesquisa, com o suporte de empresas que desenvolvem tecnologias para resposta a incêndios. O objetivo é discutir as ações que cada agência pode desenvolver na prevenção, mitigação, preparação e resposta para redução das queimadas e de suas consequências.

O encontro é indicado para oficiais de unidades especializadas, gestores públicos, militares, servidores civis que atuam na área de preservação de ecossistemas, estudantes de ciências agrárias, ambientais e biológicas e para o público em geral. A taxa de inscrição é simbólica e voluntária. Os interessados podem doar alimentos não-perecíveis, que serão encaminhados para instituições da região. O evento vai acontecer no auditório do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), no bairro Quintandinha, em Petrópolis.

- Este ano, o SPCIF vai abrir espaço para a apresentação de trabalhos científicos  sobre o tema em diversas áreas do conhecimento. A entrega dos artigos vai até o dia 30 de abril - disse o tenente-coronel Ramon Camilo, comandante da unidade.

Estatísticas

O trabalho de prevenção realizado pela unidade vem dando resultado. Nos últimos anos, a região vem registrando redução das ocorrências de incêndio em florestas.

- Registramos 256 ocorrências em 2014; 182 em 2015; 150 em 2016 e 127 no ano passado. Apesar desta queda anual, nada garante que os números vão continuar em declínio. Por isso, é tão importante manter as unidades integradas e as pessoas sempre atentas - afirma o organizador do evento, capitão Daniel Campos Correia.

Serviço:
2º Simpósio de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Região Serrana
20 horas-aula de palestras
Data: 5 a 8 de junho
Local: Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC
Endereço: Av. Getúlio Vargas, 333 – Quintandinha, Petrópolis
Vagas: 160 participantes
Mais informações e programação completa em simposiopcif.org
Inscrição gratuita

Área de anexos