Hospital dos Bombeiros é destaque em cirurgia vascular

Corpo de Bombeiros RJ foi convidado para apresentar caso médico atendido no Hospital Central Aristarcho Pessoa (HCAP)

O Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Central Aristarcho Pessoa (HCAP) foi um dos destaques da reunião mensal da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). O evento aconteceu no dia 28 de setembro, no Colégio Brasileiro de Cirurgiões. A unidade, que conta com quatro cirurgiões, realizou mais de 5 mil consultas e cerca de 140 cirurgias no último ano, 64% delas de alta complexidade.

- Pela primeira vez na história, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio  foi convidado para uma reunião da SBACV. Isso é fruto dos investimentos realizados pela Diretoria Geral de Saúde. O nosso serviço cresceu e se equipou. Hoje, realizamos cirurgias de alta complexidade cardiovascular e endovascular - disse o capitão Fábio Monteiro, chefe do setor.

O oficial apresentou a rotina, as estatísticas do Serviço de Cirurgia Vascular da corporação e destacou um caso médico de sucesso atendido no HCAP: um menino de 14 anos que teria sequelas graves caso não tivesse sido operado.

- Sinto muito orgulho do trabalho que realizamos. Todo o esforço é recompensado quando conseguimos oferecer aos nossos militares e seus dependentes a melhor opção de tratamento. É gratificante - afirmou.

O Serviço de Cirurgia Vascular atende, hoje em dia, cerca de 60 mil pacientes entre bombeiros da ativa, seus dependentes, pensionistas e aposentados. Há opção de ambulatório quatro vezes por semana (terça a sexta). Nas quintas, o ambulatório realiza escleroterapia de microvarizes e aplicação de espuma em varizes.