Corpo de Bombeiros RJ forma primeira turma de operadores com motocicletas no interior

Corporação passa a contar com 21 novos militares na função

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, no dia 9 de maio, no interior do Estado, a formatura da primeira turma do Curso de Especialização em Operações com Motocicletas (CEOpeM). A solenidade aconteceu no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto - Cepop, em Campos.

De acordo com o subchefe operacional do Estado-Maior, coronel Rafael Camilo, essa é a 8° turma formada pela corporação, somando 21 novos militares para atuarem nas operações com motocicletas.

O curso teve início no dia 29 de janeiro e, nas 14 semanas de instrução, os alunos participaram de aulas sobre combate a incêndio, primeiros-socorros, técnicas de pilotagem, condução em grandes centros, além de técnicas de salvamento veicular.

Esta edição do CEOpeM contou com a participação do piloto Helder Shad que, voluntariamente, ministrou a disciplina Técnicas de Pilotagem 2.  Os alunos tiveram a experiência de dirigir em alta velocidade, em um autódromo, utilizando todas as informações de segurança passadas pelo profissional. Helder é se destaca por várias premiações, entre elas, o pentacampeonato do Circuito Carioca de Motovelocidade; campeonato da prova de 200 milhas e tricampeonato da Copa Daytona.

Segundo o comandante do Comando de Área - CBA-IV, coronel Cássio Capelli, o serviço operacional com motocicletas está em funcionamento no quartel de Campos (5°GBM) desde o início do mês de março deste ano.

-  Nesse período, as motocicletas atuaram em diversos eventos. A redução no tempo-resposta no atendimento e a diminuição do custo operacional são os principais fatores para a implantação do serviço. O sistema também já foi implantado no quartel de Itaperuna (21°GBM) – relatou Capelli.